domingo, 29 de março de 2009

Extrema



Esta postura é uma forma exagerada da anterior; a curva da linha é consideravelmente acentuada, o corpo oscila da direita para a esquerda como uma arvore agitada pelo vento. Esse tipo serve para representar o Deus Siva na dança da destruição, deuses guerreiros, demônios em geral e qualquer personagem que esteja executando uma ação violenta.
Shukranitiara (*), e Vrihat-samhita (**) e outros textos antigos que tratam em detalhe as questões das medidas, proporções, formas e caráter dos diferentes tipos.
Aqui de novo, alguns conselhos dados por nossos mestres: “Quando quiser que se acerque a imagem com o mesmo fervor que ia um adorador ao dirigir-se rumo a sua divindade, ou um servidor ao sair ao encontro do seu mestre, deve fazer escrupulosamente seguindo as formas e o caráter prescritos nos tratados”.
“Qualquer outra imagem que não esta destinada ao culto, pode ser feito seguindo as preferências do artista”.
“Não é pecado que a imagem desenhada e pintada, ou feita de barro ou de gesso não são como os tipos prescritos. Estas imagens destinadas só a um emprego temporário e logo após destruídas, são feitas em geral por mulheres para servir em culto, para entreter e divertir as crianças, seria pedir demais que obedecesse estritamente as leis dos tratados”.
De pé ou sentado comodamente em um assento apropriado, com os olhos muitos abertos, sem barba e jovem de dezesseis anos, esplendidamente vestido e adornado, com a tez resplandecente e as ações cheias de glorias, concedendo favores e benção, envolto em tecidos até os pés e coberto de gloriosos ornamentos: é assim que o artista deveria conceber sua divindade.
Um rosto demarcado atrai o homem e um rosto obeso atrai a enfermidade sobre o mundo, enquanto que uma figura bem proporcionada que não mostra os ossos, nem músculos, nem veia, atrai para sempre a prosperidade.
Quando uma figura tem varias cabeças, estas devem estar colocadas em fila tendo cada uma seu pescoço, seu crânio, seus olhos e suas próprias orelhas. Assim como, uma figura de cinco cabeças estar feita geralmente de quatro cabeças que formam um quadrado rematado por uma quinta.
Quando uma imagem tem varias mãos, o ombro deve desdobra-se; todos os braços de um mesmo lado devem sair do mesmo ombro e abri-se em leque como um rabo de pavão real.
O artista deve representar a divindade com traços juvenis, às vezes como um menino, jamais como um ancião ou um deficiente físico.


(*)Shukranitiara: A essência da política de Shukra
(**) Vrihat-Samhita: A grande coleção.
Fevereiro, 2009