quinta-feira, 1 de abril de 2010

FEIRA DOS CAXIXIS




Fotos: Renato Vandek




Em Maragojipinho, distrito de Nazaré (Bahia) que não é das farinhas, deram esse apelido por ter muito vendedor de farinha de mandioca, mas, a farinha que dizem ser de lá, é na verdade, de São Antonio de Jesus. Todos os anos na Semana Santa acontece à feira dos caxixis (miniaturas de cerâmica utilitária ou zoomorfas), a maior festa feira de cerâmica do nordeste, começa na quinta-feira e termina no domingo de páscoa.
Maragogipinho é o maior pólo de cerâmica do norte e nordeste do Brasil, suas peças são inconfundível, com característica própria da região, são banhadas com Tauá (engobe feito com argila amarela rica em oxido de ferro, depois de queimada fica vermelha) para acentuar a cor vermelha das peças, polidas depois de secas e desenhadas com Tabatinga (Argila branca bem macia encontrada em rios e lagoas), fazendo o contraste do vermelho com o branco.
Na feira dos caxixis se encontra de tudo, oleiro fazendo seus trabalhos nos tornos, roda de capoeira, roda de samba, vendedores mercando suas artes e muita comida e bebidas, é uma feira/festa muito bonita.