sexta-feira, 7 de maio de 2010

ISHA UPANISHAD



Introdução de Shankaracharya

"OM. SAUDAÇÕES AO BRAHMAN!

Os mantras iniciais da Ishavasya Upanishad, não devem ser usados em ações ritualisticas, porque eles revelam a verdadeira natureza do Atman, o qual não pode ser atingido através do resultado de nenhuma ação. Presentemente será dito que o Atman, em sua real natureza, é puro, sem mácula, não dual, eterno, incorpóreo e onipresente; portanto, conhece-lo está em conflito com o trabalho. por esta razão, é certo dizer que os mantras da Isha Upanishad não devem ser usados em ações ritualisticas.

Além disso, de acordo com o que foi dito acima, o Atman não pode ser associado à ação, porque não é algo que possa ser tocado, criado, ou produzido através de processos de transformação ou purificação.

O objetivo básico das Upanishads é determinar a verdadeira natureza do Atman; O Bhagava Gita e outras escrituras tem o mesmo enfoque, a mesma visão sobre o homem e sua Libertação.

Ações tem sido prescritas nas escrituras visando atenter aqueles que associam ao Atman, as caracteísticas de multiplicidade, prazer, impurezaa, etc.

De acordo com aqueles que são competentes para determinar quem poderia executar trabalho, e quem não poderia, aquele que procura o resultado da ação-resultado visível sobre a terra e invisível, para ser desfrutado nos céus e aqueles que dizem para si mesmo: "Eu sou duas vezes nascido e livre daqueles defeitos como a cegueira, que desqualificam as pessoas para os trabalhos sacrificiais", são habilitados para realização de trabalhos.

Portanto, os mantras da Isha Upanishad revelam a verdadeira natureza do Atman, destruindo a natural ignorância implicada nesse processo. Os mantras também produzem em nós o conhecimento da unidade do Atman, cujo o significado consegue desarraigar a desilusão, o pesar e outras caracteristicas do Samsara.

Aquele que é capaz de desembaraçar a si mesmo da desilusão do Samsara, criado pela ignorância, e obtem a Suprema Graça, está à altura de ler esta Upanishad. A verdadeira natureza do Atman é o seu conteúdo subjacente desta escritura é habilitar o leitor para atingir o conhecimento da unidade do Atman e de Brahman e, por outro lado, destruir o pesar e a desilusão resultante da ignorância.

Agora, apresentaremos os mantras."

Tradução integral

"OM purnam adah purnam idam
purnat purnam udacyate
purnasya purnam adaya
purnam evavashisyate

OM, SHANTI, SHANTI, SHANTI"

"OM
Aquilo está pleno, isso está pleno,
o pleno vem do pleno.
Tirando-se o pleno do pleno,
resta o proprio pleno.
OM. PAZ, PAZ, PAZ!"

Digitado por Dila Luna Matos
Extraído do livro As Upanishads de Carlos Alberto Tinôco
Imagem da net