terça-feira, 13 de abril de 2010

YOGA, CICLO FEMININO E TPM



imagem do site:http://kamakhyamandir.org




Matéria destinada às mulheres e aos homens que querem entender um pouco mais sobre o mundo feminino.

Asanas e pranaymas ajudam a mulher a entender melhor seu corpo

por Rosine Mello

Hoje considerado como indesejável por muitas mulheres modernas, o ciclo menstrual era um tempo feminino sagrado em muitas tradições antigas. O Yoga, por aumentar a sintonia da mulher com seu próprio corpo, pode ser um aliado tanto na TPM, como durante a menstruação, equilibrando as emoções e aliviando as incômodas cólicas.

Todas as linhas do Hatha Yoga têm o mesmo efeito sobre o organismo feminino: a mulher começa a entender melhor o seu corpo, a senti-lo, tem um contato maior com a totalidade do eu, cria maior conexão com a Terra, desperta a sabedoria ancestral. Os asanas (posturas físicas) e alguns pranayamas (exercícios respiratórios) estabilizam as emoções, tonificam o fígado, equilibram o sistema endócrino e, assim, ajudam a regularizar o ciclo menstrual.


TPM

A regularidade do ciclo menstrual e a TPM estão muito ligadas ao nível de estresse da mulher. Às vezes ela fica tão desequilibrada emocionalmente pelo acúmulo de atividades que exerce que isso afeta o seu ciclo - pode ocorrer um atraso, um adiantamento ou a menstruação simplesmente não vem. Os asanas de flexão para trás, torções e inversões ajudam a acalmar o sistema nervoso, revitalizam os órgãos abdominais e o sistema endócrino e são recomendados para antes da menstruação.


Durante o período menstrual

As recomendações para mulheres no período menstrual, tanto já praticantes como as que querem começar a praticar são:


Evitar práticas intensas. Não tente aprofundar ou melhorar seus asanas, evite as inversões e as flexões para trás intensas.
Relaxar completamente em cada asana. Deixe o abdômen solto, direcione a respiração para as regiões mais incômodas, que geralmente são o abdômen, cabeça e pernas.
Para as que sentem muitas cólicas, asanas sentados com flexões para frente (de preferência com um apoio pressionando o abdômen)são indicados, assim como a postura da criança(balasana. O supta badha konasana, com almofadão e cinto, também ajuda a melhorar o desconforto.


O Yoga desperta a consciência corporal, então aprenda a escutar o que o seu corpo diz. Por isso, caso você sinta que seu corpo pede relaxamento durante o período menstrual, descanse.

Núcleo de Yoga Shanta.
www.shanta.com.br

Pesquisa:
Brasileiras e TPM

Não sofrem - 36%
TPM leve - 29%
TPM moderada - 27%
TPM intensa - 8%

Fonte: "Vencendo a Tensão Pré-Menstrual", de Mara Diegoli, Angela da Fonseca e Carlos Diegoli