segunda-feira, 25 de maio de 2009

PASHUPATI











PASHUPATI é uma das primeiras representações de SHIVA e surgiu no neolítico, por volta de 4.000 a.C.. O nome significa "O senhor dos Animais" (pashu = animais, feras, bestas; pati = senhor, mestre). Ele é representado com três faces, olhando o passar do tempo ( passado, presente e futuro). A coroa em forma de cornos de búfalo evidencia a proximidade de SHIVA com esse animal que representa as forças da terra e da virilidade. PASHUPATI está sentado em posição de meditação, o que nos faz pensar que as técnicas meditativas já existiam naquele período. Os quatros animais ao seu redor são o tigre, o elefante, o rinoceronte e o búfalo. Por ser o senhor das feras, PASHUPATI podia meditar entre eles sem ser atacado.

Mas, há um outro simbolismo. Esses animais podem representar nossas emoções e instintos mais básicos como o orgulho, a força bruta, o ódio e a sexualidade desenfreada. PASHUPATI, então, é também aquele que Domou suas feras inferiores, suas emoções e convive sabiamente com elas.

O shiva Purana, conta que os deuses estavam em luta com os demonios e, como não estavam conseguindo vence-los, foram pedir auxilio a SHIVA. SHIVA lhes disse: "Eu sou o Senhor dos Animais (PASHUPATI). Os corajosos titãs só poderão ser vencidos se todos os deuses e outros seres assumirem sua natureza de animal". Os deuses hesitaram pois achavam que seria uma humilhação. E SHIVA falou novamente: "Não é uma perda reconhecer seu animal (a espécie que corresponde no mundo animal ao princípio que cada deus encarna no plano universal). A penas aqueles que praticam os ritos dos irmãos dos animais (PASHUPATAS) podem ultrapassar sua animal idade". Assim, todos so deuses e titãs reconheceram que eram o rebanho do Senhor e que ele é conhecido pelo nome de PASHUPATI, o Senhor dos Animais. Esse texto nos mostra a ligação do Yoga primitivo com o Xamanismo.