segunda-feira, 30 de março de 2009

Antebraço


Desde o cotovelo a palma da mão é semelhante a uma bananeira jovem. Essa comparação sugere tanto da flexibilidade simétrica como a firmeza do braço

Os dedos



A comparação dos dedos com os feijões, vagens e ervilhas, podem desagradar aos poetas, mas sem obstáculo sobre a formação dos dedos, indicação mais útil que a proverbial comparação com “o botão de uma flor de Champaka (magnólia)”.

Músculo

Tanto os das mulheres como dos homens tem sido comparado pelos nossos artistas com o tronco de uma bananeira. A trompa de um jovem elefante foi para as imagens de deusas, uma das comparações mais preferidas. Mas a bananeira expressa mais força, mais firmeza de construção, a tromba do elefante sugere os balanços dos braços e os numerosos movimentos das mãos.
Os músculos, que sustentam o peso do corpo, em quanto o tronco firme, ereto e esbelto da bananeira sugere uma comparação mais apropriada.


Os joelhos


Compara-se com o corpo do caranguejo.

As panturrilhas


Compara-se com o peixe inchado pelas ovas.

As mãos e os pés


Compara-se sempre com os lótus, com os brotos jovens de plantas e em nenhum lugar foi encontrada uma comparação mais apropriada e de melhor demonstração que os afrescos em Ajanta.

Posturas e atitudes


Posturas e atitudes

As figuras hindus se distinguem por quatro posturas e flexões diferentes.

Samapada = direita
Abhanga = ligeira flexão
Tribhanga = três flexõesAtibhanga = extrema flexão
Atibhanga = extrema flexão


Posição direita
Ambos os lados de uma figura estão dispostos simetricamente e se mantém firme sobre suas pernas sem inclinar-se para a esquerda ou direita. As imagens de Buda, dos deuses Vishnu e Surya(*), estão retas, em geral, seguem o sistema de rígida simetria vertical. Só as posições dos dedos são diferentes.
(*) Vishnu: mitologia hindu, deus conservador da criação; Surya: Sol

Ligeira flexão



As imagens dos sábios e dos santos têm essa ligeira inclinação.

Três Flexões




As imagens das deusas que correspondem a esse tipo, tem a cabeça inclinada para a direita, e a dos deuses se inclina para a esquerda, de modo que quando um deus e uma deusa se colocam de lado, parecem inclinar-se em direção ao outro. Assim quando as imagens se dispõem em pares, a mulher fica a esquerda do homem, parecendo uma flor de lótus em pleno desenvolvimento, inclinado buscando um ao outro para se beijarem. É uma atitude tradicional de todas os pares divinos.Esta atitude inclinada do homem e da mulher buscando-se pode alternar-se, de modo que os corpos parecem afastados um do outro sugerindo uma desavença, uma disputa de
namorados.