quinta-feira, 25 de março de 2010

CARTA DO LAMA PADMA SAMTEN





Queridos todos,

Estamos vivendo bons momentos na nossa sanga!
Aqui descrevo algumas atividades, com foco nos programas do CEBB Caminho do Meio, do CEBB Darmata, na exposição das Relíquias do Buda e na nova edição da revista Bodisatva.








Relíquias do Buda

As exposições das Relíquias do Budas e dos Mestres estão tendo grande repercussão. Tivemos mais de duas mil pessoas em dois dias em Viamão e aqui em Florianópolis, onde estou agora, o sucesso se repete. Falta ainda a visita a mais sete cidades e provavelmente uma oitava incluída de última hora que é Manaus. Convidem os amigos, ajudem na parte prática, ofereçam meios hábeis e recursos, não deixem de ir!

Muito expressivo que a imagem central da exposição, com 1 metro de altura, tenha sido feita na Brasil por um artista popular da cidade de Tracunhaém. Ele fez um primeiro original em argila copiando uma imagem tibetana de 15 cm de altura, criou um rosto com aparência mais brasileira.

Posteriormente, um outro artista converteu esse primeiro original em um molde em gesso e produziu e finalizou a imagem em fibra de vidro com aparência de cobre. Assim temos uma boa imagem, um Buda Maitréia nordestino presidindo a mandala da exposição e viajando junto com as relíquias!

Escola Caminho do Meio

No Caminho do Meio, em Viamão, a Escola do Caminho do Meio ampliou sua capacidade de 7 para 27 vagas, recebendo crianças de 1 a 5 anos de idade. Vagas esgotadas. Já estamos nos preparando para iniciar o ensino fundamental no próximo ano.

Estamos também buscando consolidar o programa de formação de professores que será aberto a professores e facilitadores de outras escolas, tanto para a formação como para estágios. Vejam as conversas em “Escola do Caminho do Meio”, no Ning do CEBB.


CEBB Caminho do Meio – Viamão (RS)

A área do CEBB em Viamão completará 13 anos em 2010. Neste tempo ficou muito clara a grande utilidade de uma área de moradia nesses moldes. Vemos claramente a experiência viva de uma mandala sutil implantada de modo concreto.

Aqui temos as práticas regulares diárias, os estudos regulares e progressivos, retiros periódicos curtos, médios e longos. Eventos do Darma e de várias outras áreas associadas. Variadas atividades de grupo, sustentação de baixo custo, qualidade ambiental na forma de horta, pomar, naturologia, naturopatia, acupuntura, tecnologias várias, arquitetura adaptada, laboratório de permacultura.

Isso associado à ação budista no mundo através das iniciativas do Instituto Caminho do Meio. Temos a escola infantil dentro da própria mandala, parcerias com outros grupos, ação em rede com outros CEBBs e outras entidades do Brasil e exterior. Ainda a formação de facilitadores da escola. Tudo isso auto-sustentado economicamente.

Neste momento, além da grade regular de atividades, estou conduzindo semanalmente dois estudos. Um se refere aos ensinamentos tradicionais do Buda Sakiamuni e outro a ensinamentos de Guru Rinpoche. O objetivo é oferecer de modo extenso uma base clara e consistente dos ensinamentos que são o fundamento original das práticas que fazemos e de todas nossas ações Darma.

Todos são muito bem-vindos e é um período interessante para quem puder agendar estágios e retiros nos CEBB Caminho do Meio.


CEBB Darmata – Timbaúba (PE)

Neste momento também nos preparamos para acelerar uma nova área de moradia semelhante a do Caminho do Meio. Nos próximos dias, de 31/3 a 4/4, teremos um retiro de inauguração do primeiro templo especialmente construído em Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco. Com uma área interna de 150m² e área total de 336m², essa sala fica dentro dos 15 hectares do CEBB Darmata, uma área quase toda em bosques. Essas atividades dão início à ocupaç&at ilde;o do local e ao estabelecimento das casas e alojamentos.

Quem vier, se puder, traga barraca, lanterna, toalhas, lençóis, colchões. Na inscrição, verifique com cuidado os detalhes de caronas ou vans para o transporte de Recife a Timbaúba. Nossa infra-estrutura conta com uma casa de 800 m² e mais o novo templo.

Nesses dias dos eventos de inauguração, teremos práticas de meditação, ensinamentos, tsog, pujas, cerimônia de refúgio, tudo culminando em uma festa de cultura popular local, com comida típica e música no domingo, dia 4/4. Regularmente, conduzirei pessoalmente retiros a cada mês e ensinamentos progressivos estruturados dentro do programa de facilitadores.

Alegria pelo progresso das áreas rurais de moradia! Alegria por serem ações viáveis e sustentáveis que produzem muitos resultados positivos para os praticantes, suas famílias e para o entorno, e também resultados sociais importantes.


Tenho a aspiração de ver esses centros proliferando para benefício de muitos e muitos seres humanos e da biosfera como um todo, e especialmente para que as paisagens mentais das pessoas que mesmo que nunca venham a viver em um desses locais do Darma, se enriqueçam e essas pessoas sorriam imaginando que um mundo melhor seja realmente possível e que o samsara não é tão denso e poderoso como parece.

Essa área onde hoje funciona o CEBB Darmata está localizada dentro de uma área maior de 200 hectares, com muita água e muitas árvores.Temos a amizade das pessoas e dos vizinhos, e também apoio das autoridades locais. Isso pela generosidade de um praticante originalmente dono das terras e sua família, filhos, irmãos, esposa, parentes na terceira geração no local.

Existe hoje no Nordeste um arco de muitas capitais, relativamente próximas, onde está presente a sanga do CEBB. Ao sul de Timbaúba, temos Recife a 90 km, Maceió a 315 km, Aracaju a 550 km e Salvador a 800 km. Ao norte, temos João Pessoa a 100 km, Natal a 225 km e Fortaleza a 600 km. Estamos estabelecendo relações fortes em todas essas áreas, com a ação minha e também ação direta das atividades da rede regional dos facilitadores e tutores. Com o apoio decisivo das sangas no Nordeste, com o esforço pessoal de vários praticantes que agem com a energia dinâmica de Guru Rinpoche e com a ajuda direta da sanga do CEBB Caminho do Meio estamos avançando rápido.

Vejam detalhes e conversem com o grupo Darmata, situado no NING do CEBB, ou escrevam para darmata@cebb.org.br.




Revista Bodisatva

Neste ano nossa revista Bodisatva completará 20 anos! Cada vez mais linda, a última edição acaba de ser lançada e tem na capa “a vida em comunidade”, além de várias entrevistas, ensinamentos clássicos, matérias e ensaios.

É muito maravilhoso que tenhamos podido oferecer essa continuidade de comunicação com a sanga por tanto tempo. A revista Bodisatva noticiou e cobriu a vinda de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil em 1992! Naturalmente também sua vinda em 1998 e em 2006. Noticiou a primeira visita de Chagdud Rinpoche ao Rio Grande do Sul, a Porto Alegre, em 1993, ele que posteriormente se radicou no sul construiu o Chagdud Gonpa Khadro Ling em Três Coroas (RS). Também foi matéria de capa a visita de Moriyama Roshi a Porto Alegre, onde ele também veio a se radicar e viver por vários anos, atualmente retornou a seu templo principal no Japão, de vem nos visitar regularmente.

A revista Bodisatva é uma testemunha da nossa história budista e cultural. Podem pedir exemplares atuais ou antigos e assinaturas novas pelo blog www.bodisatva.org

Achei que devia escrever a vocês contando essas coisas tão significativas que estão ocorrendo e compartilhar a alegria, convidando-os para estarmos sempre juntos dentro dessa mandala.

Recebam todos um grande abraço, Lama Padma Samten.

Centro de Estudo Budistas Bodisatva | www.cebb.org.br
Blog Bodisatva | www.bodisatva.org

Recebido por e-mail


Já tive o prazer de participar de umas palestras em Salvador, ele é simplesmente DIVINO! Muito carismático, inteligente e muito bem humorado.