sexta-feira, 22 de maio de 2009

SARASWATI



Poetas, escritores, músicos e intelectuais e etc. são abençoados com a proteção e inspiração da Deusa hindu SARASWATI, linda maravilhosa com seus quatro braços ela abraça as 64 artes: dois braços ela toca uma vina, que representa a musica e as artes, o terceiro segura um livro feito de folha de palmeira, representando os Vedas (o ensinamento e o alfabeto sânscrito), o quarto ela carrega um Mala, rosário de cristal que representa a meditação e espiritualidade.

Literalmente, SARASWATI significa “aquela que flui”. O Rig Veda cita um rio sagrado chamado SARASWATI, afluente do Ganges. Ela é associada também a à fertilidade, purificação, todos os conhecimentos: Artes, ciências e letras. Usa um sari branco (a pureza do conhecimento) esta sentada em um lótus branco (o conhecimento).
Um cisne branco está sempre com ela, representando a discriminação entre os bons e o maus ou o eterno e o evanescente; um pavão está também com ela disputando sua atenção, ele representa o orgulho, arrogância, o silencio necessário para escutar, refletir e meditar. O OM (o som primordial) e o símbolo Svastica (auspiciosidade) também estão com ela.
SARASWATI é a Mãe Divina, tem o poder da Shakti, da ordem e perfeição, é uma mãezona pronta para nos ajudar quando precisamos, irradiando alegria, mandando a tristeza embora.É seguida pelos Deuses em busca da bênção da imortalidade, o Gayatri Mantra dedicado a ela é o mantra mais sagrado e poderoso dos Vedas.
Uma das manifestação de SARASWATI é como SAVITRI, tem olhos, mãos e lingua de ouro. Aparece sobre um carro puxado por cintilantes cavalos de patas brancas. Seus dourados braços se estendem por todo o céu em gesto de benção. Esta Deusa é o principio do movimento que determina a irradiação da Luz solar, a circulação das aguas e dos ventos.

GAYATRI MANTRA

Om Bhur bhuva Svaha
Tat Savitur Varenyan
Bhargo Devasya Dhimahi
Dhyo Yo Naha Prachodayat.

“A energia primordial inunda a Terra e os Céus e tudo que se encontra no meio. Meditemos sobre sua irradiação; possa essa Luz inspirar nossas mentes. Meditemos sobre a gloria de Ishwari, a deusa a quem é justo adorar, que criou o universo, que é doadora de luz, de conhecimento e que destrói toda ignorância. Que ela ilumine nossas mentes.”

Mantra e pesquisa do livro Mitologia Hindu de Aghorananda Saraswati, da Editora Madras e do livro do curso de formação em Hatha Yoga Integral Do Jai Vida! de Renata Sumar
Imagem crua de Saraswati e foto feita por Dila