quarta-feira, 12 de maio de 2010

ISHA UPANISHAD - COMENTÁRIOS


O nome desta Upanishad deriva da primeira palavra do Mantra 1: Isha. Ela também é conhecida por Ishavasya. É a primeira Upanishad do Yajur Veda Branco.

Geralmente, um Upanishad constitui a seção final de um Aranyaka, este, por sua vez, integra um Brahmana. Este último, por outro lado,compõe um Samhita de um dos quatro ramos do Veda, conforme foi abordado anteriormente. A Isha Upanishad é uma exceção a essa regra. Ela forma a parte final, o quadragésimo capítulo do Samhita do Yajur Veda Branco (Vajasaneyi Samhita).

O primeiro mantra se refere ao Conhecimento Superior e prescreve a disciplina da completa renúncia, da ausência de cobiça pelos valores do mundo.

O segundo Mantra se referência à maioria das pessoas.Incapazes de perceber o Atman e de cultivar o auto (Conhecimento Superior), identificam seus corpos com os seus Atmans. Para elas, apegados à vida, a Upanishad recomenda a prática constante de rituais.

O terceiro Mantra alude às pessoas não iluminadas, verdadeiras matadoras do Atman, mergulhadas no samsara. Essas pessoas estão destinadas aos mundos dos Asuras, envoltos em sombras.
Após a morte, para esses mundos estão destinadas as pessoas não iluminadas.


Digitado por Dila Luna Matos
Extraído do livro As Upanishads de Carlos Alberto Tinôco
Imagem da net.