terça-feira, 30 de março de 2010

CERÂMICA





Quimera - criatura mítica numa pintura duma jarra grega.
A cerâmica proporciona uma grande e importante união com o passado devido a sua durabilidade e uso difundido. Ânforas decorativas, tigelas, copos e garrafas para óleo são o melhor meio de sobrevivência da pintura grega, assim como os cacos de louças e a distribuição deles nos proporciona um registro de antigas rotas de comércio.
A pintura em cerâmica começou a crescer durante o período geométrico dos séculos VIII e IX a.C. Seus padrões gregos inconfundíveis, desenhos abstratos e figuras foram muito populares. Mais popular ainda foi o estilo coríntio dos séculos V e VI a.C. As negras figuras geométricas coladas foram substituídas por cenas de pessoas e animais cheias de cor e significados, quebrando com as decorações florais, provavelmente inspiradas na arte do Oriente Médio.
A cerâmica coríntia terminou seu domínio no mercado com o surgimento das figuras negras atenienses (posteriormente figuras vermelhas), ambos os trabalhos do mesmo período. Os desenhos decorativos foram trocados por cenas míticas ou cotidianas, e o acréscimo de detalhes lhes proporcionou profundidade e realismo.

Discovery Channel

Nenhum comentário: