quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pizza de Wandinha, minha mãe linda

Fotos: Fred Luna Matos
Essa receita de pizza não é minha, é de minha mãe, digo dela porque ela faz desde que eu era bebe, e já virou tradição, que conhece nossa família sabe da gostosura que é, mas não é dela, pra ela conseguir a “tal” receita, ela teve que subir em um banco ficar espionando o compadre dela fazendo a receita, ele não queria abrir o jogo então ela roubou. Valeu a pena! É uma delicia, diferente de todas as pizzas que tem por aí, a massa é a mesma de todas, só que é bem fina e crocante, o que faz a diferença é o que vai em cima, como eu não sou de esconder o jogo vou abrir para quem quiser.


Em uma vasilha coloque 2 xícaras de água morna, 1 envelope de fermento biológico, um pouco de farinha de trigo, 1c/sopa de açucar, mistura bem, deixa descansar até fermentar, põe um pouco de sal, 1c/de sobremesa de manteiga ou óleo, eu ponho azeite de oliva, vai pondo mais farinha de trigo ate soltar das mãos, deixa fermentando ate dobrar de tamanho, abre a massa bem fina, põe a cobertura e leva para assar no forno quente. Para abrir a massa polvilhe farinha de trigo na mesa, depois de aberta, passe um pouquinho de farinha para não grudar na assadeira.
Não unte com gordura a assadeira!

Cobertura
No lugar de molho, bota tomate cortadinho em tirinhas finas, para cada assadeira vão 4 tomates grandes.
Orégano
Sal à gosto
1 colher de sobremesa de pimenta do reino e cominho
É só misturar, cobri a pizza crua já na assadeira, leva para assar, depois de assada tira do forno e cubra com queijo mussarela, leve de volta ao forno para derreter.
Sobre o queijo ponha o que quiser, eu acho melhor só com queijo.

2 comentários:

Fred Luna Matos disse...

Essa é sem duvida a melhor comida já inventada até hoje!

dila luna matos disse...

tb acho