terça-feira, 31 de março de 2009


ARTE E ANATOMIA HINDU
ABNINDRA NATH TAGORE
1921
Ilustrações de Vicente Pascual Rodrigues.
Tradução do Espanhol para o português de Dila Luna Matos
Fotos Carlos Frederico Matos
2 fotos da net





Prefacio

O pequeno volume de M. Abanindra Nat Tagore pertence a uma categoria de obras sobre a arte hindu cujo conhecimento é pouco difundido entre os artistas e aficionados. Até o momento, se há ignorado em excesso a existência da Índia nos tratados dedicados as teorias estéticas das linhas, das formas e dos movimentos. Todavia se considera a arte Indiana como o resultado de uma imaginação exagerada e desordenada, não se compreende que esta arte, na realidade, esta submetida a leis bem definidas, e nada em sua evolução, ou melhor dito, em seu crescimento orgânico, se deve ao azar.

Desde muitos séculos, o artista hindu obedece à sua tradição. Esta tradição imutável esta baseada e regida nos Shilpas Shastra (*), cuja prescrição não se atreve a transgredir, como tão pouco se atreveria a violar as regras da sua casta. Menos intransigente que os Shastras, são as sentenças de inspirações religiosas, as Dhyana-Mantra, muito de seus ramos estão reunidos em livros, rituais, mas que podem ser transmitidos de viva voz, de mestre a discípulo (parámpará). Constituem um inesgotável repertório de procedimentos iconográficos. Mais é muito grande a influencia exercida sobre o imaginário hindu pelos preceitos dos Shastras e dos Dhyana-mantra, seu estudo terminaria em resultado bastante medíocre se não houver ao mesmo tempo outra fonte de inspiração e de ensino plásticos. Esta fonte é a literatura da Índia, imagem esplendida e sedutora do Universo sonhado pelos homens. A poesia hindu é particularmente rica em metáforas, epítetos e comparações sutis. Algumas passagens das obras do poeta Kalidasa poderia estabelecer uma teoria das curvas harmoniosas baseadas em textos sânscritos e tamil.

O livreto cuja tradução apresentamos, esta consagrado ao estudo do vínculo que ume a imagem escrita com idéia esculpida e pintada. Nos ensinando a captar a forma através da linguagem descritiva do poeta e nos ajudando a compreender o contorno de um braço ou de um perfil divino, melhor do que o engenhoso cálculo matemático-estetico...


(*) Shilpa Shastras (sânscrito: Śhilpa Śāstras) são tradicionais textos hindus que descrevem os padrões de iconografia religiosa hindu, por exemplo: prescrever as proporções de uma figura esculpida, bem como as regras de arquitetura hindu.


Victor Goloubew
Paris, 6 de novembro de 1920

2 comentários:

Fred Matos disse...

Tá lindo o blog, Lick, mas para que eu (ou qualquer outra pessoa) possa acompanhá-lo é preciso que você instale o "Gadget" próprio.
Beijão

dila luna matos disse...

Obrigada pela visita, não vou botar a janela de seguidores.

Beijão