terça-feira, 31 de março de 2009

O rosto

O ovo de uma galinha tem a mesma redondeza e a mesma regularidade de contornos das outras galinhas; e uma folha de arvore Pipal (*) tem a mesma forma triangular e a mesma ponta que a outra folha da mesma arvore. Provavelmente, é por essa razão que nossos mestres descobriram que as formas dos membros e órgãos humanos não são comparadas com os outros homens, e sim, buscando sempre suas semelhanças com flores, aves, plantas e nos membros de um animal. Assim como, dizem que o rosto é arredondado com o ovo de galinha.
Nas figuras seguintes, podem ver-se dois rostos: um tem a forma de ovo, o outro lembra uma folha de bétele.
Um tipo de rosto que a expressão popular compara com a folha de bétele, se vê geralmente em Nepal e nas imagens dos deuses e deusas mais comum em Bengala.
Quando dizemos que um rosto é redondo, queremos dizer simplesmente que seu caráter dominante é redondo e não tem nenhum lado anguloso. Mas apesar desta tendência a redondeza, há algo em sua forma que pode exprimir uma comparação com um globo. Se há um dito, mas porem, que “é parecido com um ovo” e ele que tem o mesmo alongamento e estreitamento da base - o queixo - que é típico em um ovo de galinha. O rosto deve com tudo assemelha-se a forma ovóide, e ser fino, larga ou quadrada.


Introduzimos estas formas para modificar a simplicidade do seu contorno, é como o artista pode oferecer diferentes faces de acordo com as idades, e os caracteres variados.

É igual a um vaso de cobre que, apesar de ser adorno, conserva sua redondeza, o rosto conserva como base, através de toda ampla variedade de tipos, em sua forma ovóide.

A forma redonda é a natureza permanente do vaso de cobre e a forma ovóide é a natureza fundamental do rosto do herói humano.

O rosto em forma de folha de bétele é um rosto parecido com a lua cheia ou um rosto de coruja não são mais que variações dos rostos em formas de ovo.

(*) Fícus religiosa, figueira religiosa, árvores dos templos, árvore do Bodhi (intelecto).

Nenhum comentário: